Para visitar os Lençóis Maranhenses, é preciso estar atento à temporada de chuvas, entre janeiro e junho, quando as lagoas enchem, criando a icônica paisagem de piscinas entre dunas. Os meses mais favoráveis para visitar são junho, julho e agosto, quando as lagoas ainda estão cheias, e os dias são ensolarados. Lembrando que a previsão climática pode variar anualmente.
A partir de setembro, as lagoas começam a secar, tornando-se mais difíceis de encontrar para mergulhos. Entre novembro e janeiro, apenas as lagoas perenes permanecem cheias. Vale lembrar que as chuvas podem variar a cada ano. Antes de viajar, dê uma checada nas condições climáticas com agências meteorológicas locais e o ICMBio.
Os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís. O Aeroporto de Barreirinhas (BRB) é o único na área, mas atualmente apenas voos fretados de São Luís são operados, e o custo é bastante alto.
O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) é a melhor opção para chegar aos Lençóis Maranhenses, com voos diretos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Recife, Porto Alegre e Teresina. De São Luís, uma estrada conecta aos Lençóis Maranhenses, independentemente da base de hospedagem escolhida.
Para quem planeja visitar os Lençóis Maranhenses, há três cidades base para hospedagem: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Cada uma possui características distintas, oferecendo experiências únicas de hospedagem, passeios e atrações.
Para uma imersão completa nos Lençóis Maranhenses, é recomendável hospedar-se nas três bases. Aqueles que buscam uma experiência ainda mais profunda podem considerar a travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com hospedagem em pequenas vilas nativas, como Queimada dos Britos, sempre rodeadas por dunas e lagoas.
Nos Lençóis Maranhenses, a maioria das pousadas e hotéis segue um padrão simples de estrutura, sem muito luxo. Mesmo assim, os preços podem ser consideravelmente altos, principalmente durante a alta temporada, quando as lagoas estão cheias e a região recebe um maior fluxo de turistas.
Caso sua viagem esteja planejada para os meses de junho a agosto, é recomendável fazer reservas com antecedência para garantir a disponibilidade e preços mais acessíveis.
A beleza deslumbrante dos Lençóis Maranhenses muitas vezes nos sem fôlego, LITERALMENTE. E acredite, visitar os Lençóis Maranhenses exige bastante fôlego! Com tanto para se explorar nesse lugar, é importante recuperar rapidamente as energias para aproveitar cada momento ao máximo. Cada subida nas dunas é desafiadora, mas chegar ao topo e ver a vastidão exuberante dos montes de areia e das lagoas é revigorante e inspirador.
Além de passear pelas dunas e lagoas, aqui você pode desfrutar de banhos refrescantes em rios, passar o dia relaxando na praia e até mesmo explorar trilhas emocionantes de quadriciclo, lancha ou veículos 4×4.
Cada porção de água entre as dunas merece ser admirada e, melhor ainda, experimentada! Por isso, faça de tudo para visitar o máximo possível de lagoas que puder, e não deixe de participar de nenhum passeio. As lagoas são únicas e, ao contrário do que possa parecer, não são todas iguais. Mantenha sua câmera pronta para capturar essas cenas espetaculares. E não esqueça de levar uma boia para relaxar na água, você não vai se arrepender!
Os valores dos passeios variam para abranger a todos os bolsos, porém os mais exclusivos podem ser um pouco mais caros, chegando a R$350 por pessoa. A boa notícia é que há passeios a partir de R$40, ótimo para quem deseja explorar e não gastar muito.
Onde as Agências estão mais satisfeitas
Contato
CENTRAL DE VENDAS
SEG A SEX DAS 9H ÀS 19H
SÁBADO DAS 9H ÀS 14H
NOSSOS CONSULTORES
0800 021 2022
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!